Selo Turismo Qualificado BC reconhece boas práticas na cadeia do turismo em Balneário Camboriú

Balneário Camboriú é uma das cidades mais visitadas em Santa Catarina, e o turismo é uma das principais atividades econômicas da região. Para oferecer serviços de qualidade aos turistas e garantir a sustentabilidade do setor, a cidade lançou o Selo Turismo Qualificado BC, um programa que certifica os estabelecimentos que adotam boas práticas na cadeia produtiva. 

Neste post, vamos explicar como funciona o Selo Turismo Qualificado BC e como ele contribui para o desenvolvimento sustentável do turismo em Balneário Camboriú.

O que é o Selo Turismo Qualificado BC?

Selo Turismo Qualificado BC é uma iniciativa importante para Balneário Camboriú, incentiva a adoção de boas práticas nos estabelecimentos turísticos da cidade e contribui para a formalização do setor.

Desenvolvido pela Secretaria de Turismo e iniciativa privada, o selo também incentiva a formalização do setor, já que só é possível obter a certificação se o prestador estiver cadastrado no Cadastur.

turismo qualificado bc

Os eixos do programa Selo Turismo Qualificado BC

O programa envolve cinco eixos nos quais o estabelecimento pode estar inserido: Sustentabilidade; Atendimento ao Turista; Acessibilidade; Segurança e Medidas Sanitárias e cada eixo conta com um selo específico.

Como funciona a certificação?

Cada eixo conta com três categorias: Bronze, Prata e Ouro, identificadas pelas estrelas. Para alcançar uma categoria, o estabelecimento precisa cumprir uma série de critérios estabelecidos pelo programa. 

A ideia é incentivar a melhoria constante dos estabelecimentos turísticos, estimulando-os a alcançar níveis mais elevados de adoção das boas práticas.

Por exemplo, no eixo de Sustentabilidade, os critérios incluem a utilização de fontes de energia renovável, a redução do consumo de água e energia elétrica, a adoção de práticas de reciclagem e a promoção de ações de educação ambiental.

Na categoria Bronze, é necessário cumprir pelo menos 50% dos critérios estabelecidos. Na Prata, pelo menos 75%, e na categoria Ouro, todos os critérios precisam ser cumpridos.

Selo de Sustentabilidade

O Selo de Sustentabilidade é o primeiro a ser lançado (setembro 2022) e reconhece os estabelecimentos turísticos que adotam práticas sustentáveis e promove um ambiente sustentável em sua totalidade.

Algumas práticas consideradas são a gestão adequada de resíduos, redução do consumo de água, promoção da preservação ambiental, incentivo ao uso de bicicletas pelos clientes e colaboradores, o uso de energia renovável.

Para solicitar o selo, acesse: www.seloturismoqualificadobc.com.br

Divulgação e consulta dos estabelecimentos com Selo Turismo Qualificado BC

Os estabelecimentos são identificados com selos na fachada. As estrelas representam cada uma das fases e critérios cumpridos. No site, também há uma relação dos estabelecimentos participantes.

O programa também oferece um QR Code em cada selo, que permite ao turista obter mais informações sobre as boas práticas adotadas pelo estabelecimento.

Você também pode consultar todos os estabelecimentos de Balneário Camboriú com o selo aqui.

Hospitalidade é nosso expertise

Quer ficar por dentro de todas as novidades do setor de hospitalidade em Balneário Camboriú? Acesse nossas dicas e acompanhe nossas redes sociais.

WEEDOO | Somos especializados em serviços premium de concierge e hospitalidade e estamos localizados na R. 3150, 82 – Sala 01 – Centro, Balneário Camboriú.